Ao investir no universo digital, um dos objetivos de toda empresa é aumentar o número de visitas de seu site. O motivo é simples: dessa forma é possível captar visitantes, transformá-los em leads e convertê-los em vendas, faturando mais.
No entanto, nem toda empresa sabe exatamente como atingir esse incremento de visitas. Este é o seu caso? Então, confira este post e saiba como aumentar as visitas de seu site!
A importância do ranqueamento
Sites que aparecem nas primeiras páginas de resultados de motores de busca, como o Google, têm mais visitas. Isto acontece porque o usuário quer encontrar respostas para seus problemas rapidamente e acaba clicando nas primeiras opções, sem percorrer a lista de resultados por muito tempo.
Logo, se seu site não aparecer entre os primeiros resultados do Google, o número de visitas será baixo. Para reverter essa situação, a solução mais indicada é melhorar o ranqueamento, ou seja, a posição de seu site em resultados de ferramentas de busca.
Como o Google ranqueia os sites?
Para melhorar o ranqueamento é essencial entender como o Google posiciona os sites em resultados de busca. A empresa utiliza algoritmos para melhorar a experiência de busca e navegação do usuário.
Esse resultado é atingido por meio de diferentes etapas. A primeira delas é a de rastreamento (crawling), que consiste na descoberta de páginas, análise de seu conteúdo e layout, procurando entender o site para melhor posicioná-lo em resultados de pesquisa.
Depois, vem a etapa da indexação, que é quando o Google tenta descobrir o conteúdo das páginas, catalogando arquivos de vídeos e imagens, para identificar o tema tratado.
Na indexação, as palavras-chave fazem a diferença, porque facilitam que o conteúdo seja compreendido pelo Google e haja um correto direcionamento em resultados de busca.
Então, vem a etapa de ranqueamento e exibição dos resultados, em que são listados os sites mais relevantes na primeira página, de acordo com a palavra-chave pesquisada pelo usuário.
Para estabelecer a relevância, o Google analisa fatores de ranqueamento (são mais de 200), que são critérios para posicionar melhor um site em resultados de busca associada a uma determinada palavra-chave.
Como melhorar o ranqueamento de sites e ter mais visitas?
Depois de entender a importância do ranqueamento e como ele funciona, você deve estar se perguntando como melhorar o do seu site para aumentar as visitas. Neste caso, o SEO (Search Engine Optimization) é uma poderosa ferramenta!
Trata-se de uma estratégia de marketing digital voltada à otimização de sites para motores de busca, adequando-os aos fatores de ranqueamento do Google. É possível adotar o SEO on-page e off-page, para potencializar os resultados.
Na prática, implementa-se uma reformulação que possibilitará que o Google encontre seu site, faça a indexação das páginas, entenda sua relevância e melhore seu ranqueamento.
O grande diferencial é que o SEO faz isso organicamente, ou seja, sem necessidade de pagar para atingir um melhor ranqueamento, o que entrega ótimos resultados em médio e longo prazo.
Quer investir em SEO para otimizar seu site e aumentar suas visitas? Então, entre em contato com uma agência de SEO e implemente essa estratégia!