Melatonina para dormir: isso funciona?

O uso de melatonina como suplemento está crescendo cada vez mais. Se você está entre as diversas pessoas que a consomem ou está pensando em usá-la para dormir, é importante entender exatamente como ela funciona.

Nosso corpo produz melatonina naturalmente. Conforme seus níveis aumentam à noite, coloca você em um estado de vigília silenciosa que ajuda a promover o sono. O organismo da maioria das pessoas produz níveis de melatonina suficientes para dormir por conta própria.

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No entanto, existem pessoas que apresentam problemas para dormir. Mas como resolver isso? Há etapas que você pode seguir para aproveitar ao máximo sua produção natural de melatonina.

Você também pode tentar um suplemento em curto prazo se estiver tendo insônia. Ela é benéfica para superar o jet lag e/ou para ir à cama mais cedo e acordar mais cedo, como para o trabalho ou escola.

Se você gostaria de aproveitar os efeitos indutores do sono da melatonina, acompanhe a leitura deste artigo.

Use-a em casos de insônia ocasional

Mesmo pessoas com sono profundo têm dificuldade em adormecer ou em permanecer dormindo de vez em quando. Se você pode querer experimentar melatonina para dormir se tiver dificuldade por mais de uma ou duas noites.

Pesquisas mostram que esse suplemento pode ajudar as pessoas com insônia a adormecerem um pouco mais rápido.

Pode também ter benefícios maiores para aqueles com síndrome da fase do sono retardado, ou seja, pessoas que adormecem muito tarde e acabam acordarndo tarde no dia seguinte.

Como tomar

A melatonina é rapidamente absorvida pelo corpo. Depois de tomar um suplemento oral, a melatonina atinge seu nível máximo em cerca de 1 hora. Você pode começar a sentir sono neste ponto.

Mas, como todas as drogas, a melatonina afeta a todos de maneira diferente. Pode levar mais ou menos tempo para você sentir os efeitos.

Geralmente, a dose adequada de melatonina é de 1 a 5 mg.

Recomenda-se começar com a menor dose possível. Você pode aumentar lentamente sua ingestão para determinar a melhor dosagem que o ajuda a adormecer sem causar efeitos adversos.

Afinal, tomar melatonina em excesso pode ser contraproducente. Uma overdose de melatonina pode perturbar seu ritmo circadiano e causar sonolência diurna.