Como utilizar o LinkedIn na sua estratégia de marketing?

O LinkedIn é uma rede social voltada para o mercado de trabalho, porém se usada da forma estratégica, é possível fazer marketing digital na rede. Anualmente, mais e mais empresas percebem o potencial das redes sociais e decidem investir nessa ferramenta. Apesar de não ser tão famoso, o LinkedIn vem se destacando, ao todo 47% das empresas, já estão na plataforma.

ilustração de um homem segurando a logo do LinkedIn

O Brasil ocupa o 3º lugar com maior número de usuários cadastrados. Muito mais que um simples banco de dados de profissionais, a plataforma permite o relacionamento entre empresas e usuários. Outra grande vantagem é a possibilidade da aquisição de leads, em empresas B2B 80% dos leads vem do LinkedIn.

Assim, o principal objetivo de uma empresa que se cadastro no LinkedIn é gerar leads. Para isso, é necessário fazer um trabalho de nutrição de leads, destacando sua empresa das demais para criar autoridade.

Como fazer marketing digital no LinkedIn? Apesar de ser uma rede social, o LinkedIn é voltado para o mercado de trabalho, por isso, o tom e a voz usada nas postagens, precisam ser repensados. Já que as dores da sua persona aqui, são completamente diferentes de outras redes sociais como o Instagram.

Ao criar um perfil, sua empresa precisa contar as pessoas o porquê sua empresa está lá. Quais são os diferenciais, como é o dia a dia da empresa, o campo sobre deve contar a história da sua empresa e dizer quais são suas motivações. Cada campo é essencial, principalmente se sua empresa quer aumentar os negócios através da presença na rede.

Aliás, não se esqueça de criar uma Company Page para ter acesso a uma URL personalizada e as métricas de análises. Após repensar sua estratégia e organizar todas essas informações, vamos entende o passo a passo do marketing digital na rede.

 

Quais são os passos essenciais da estratégia de marketing no LinkedIn?

Existe uma série de estratégias que podemos usar no LinkedIn relacionadas ao marketing digital, vamos citar algumas:

  • Divulgue em outros canais: se você está começando uma página, a melhor maneira de aumentar seus seguidores é através da divulgação em outras redes sociais, sites ou blogs.
  • Abuse da visibilidade: diferente de outras redes sociais que selecionam o conteúdo que será entregue, no LinkedIn todo o conteúdo postado na sua Company Page é entregue ao seguidor. Assim, todo conteúdo que sua empresa postar, em algum momento será entregue ao seu seguidor. Por isso, invista em conteúdo de qualidade, para que sua marca ou empresa, seja reconhecida como referência no nicho de atuação.
  • Conteúdo relevante: como falamos anteriormente, o LinkedIn é uma rede profissional, os conteúdos precisam ser diferenciados das demais redes sociais. O ideal é aplicar a estratégia de Inbound Marketing no LinkedIn, considerando seus seguidores como leads, reconhecendo a importância nutri-los.
  • Procure sempre deixar claro quais são os ideais da empresa e o posicionamento da marca no mercado. Aliás, traga informações úteis que ajudem seus usuários a resolver problemas relacionados ao seu nicho de atuação.
  • Aplique SEO: assim como em outras redes sociais, o LinkedIn possui um mecanismo de busca interna. Para isso, selecione palavras-chave relacionadas ao seu nicho. Portanto, ao completar áreas como o “Sobre Nós”, especialidades e também nas publicações, pense nas palavras-chave relacionadas ao nicho de atuação.
  • Analise as métricas: sim, aqui também é preciso ficar de olho nas métricas. Elas ficam na própria plataforma, na aba análise. Lá é possível verificar o alcance, cliques nos links, interações com as postagens, dados demográficos e geográfico. Além das taxas de crescimento da página e conteúdos que mais engajam.

Por fim, se seu negócio possui mais de um serviço ou produto o ideal é investir em um Showcase Page.

 

Como se destacar das demais empresas na sua estratégia de marketing digital?

Primeiramente, é preciso deixar claro que não existe uma estratégia mágica que fará sua empresa se destacar das demais. É possível crescer e se destacar em qualquer rede social, mas é preciso ter paciência, trabalho e investimento.

Antes de criar um conteúdo é preciso fazer uma série de pesquisas para que esse conteúdo esteja alinhado com os anseios do seu público alvo. Após a publicação o trabalho continua com a análise das métricas, para melhorar o próximo conteúdo.

Então, a melhor forma se destacar é contratando um profissional marketing digital LinkedIn especialista. Assim, seu conteúdo será focado em uma estratégia que realmente chame a atenção dos seus seguidores, gerando ledas.

O analista de marketing digital LinkedIn é o profissional qualificado para que sua empresa invista no LinkedIn Ads. Assim, como outras redes sociais, o LinkedIn também possui um sistema próprio para anúncios. Nele é possível aplicar filtros por cargos, funções, tamanho da empresa, entre outras informações.

Portanto, se sua empresa quer se destacar no seu nicho de atuação é essencial investir em uma boa gestão de redes sociais, para conseguir potencializar a credibilidade e a confiança do seu público alvo. Conquiste mais cliente e leads no LinkedIn marketing digital.